
Propostas Pedagógicas
BERÇÁRIO
MINI-GRUPO
MATERNAL
JARDIM
RECREAÇÃO
Turma Berçário
O berçário do Colégio Inovando foi elaborado para garantir tranquilidade e segurança aos pais. Afinal, longe do aconchego materno, todo bebê precisa de carinho, proteção... Os bebês crescem fisicamente, praticando exercícios motores: desenvolvem o pensamento e o conhecimento na solução de problemas; verbalmente, adquirem comunicação receptiva e expressiva; psicologicamente, descobrem sua própria identidade; socialmente, aprendem a conviver com o outro.
Turma Mini-Grupo
O objetivo do Colégio Inovando nesta fase é promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional. Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto-estima do aluno. Nesta importante etapa do desenvolvimento infantil, a aprendizagem ocorre sempre de maneira integrada e está presente tanto nas atividades espontâneas quanto nas situações pedagógicas institucionais. Além disso, apesar da pouca idade, quando as crianças chegam a escola trazem consigo uma certa bagagem de conhecimentos, e algumas delas já sabem muita coisa sobre o mundo que as rodeia.
Turma de Maternal
Nesta fase, o Colégio Inovando visa explorar atividades que desenvolvam o aluno nos aspectos físico, social e psicologicamente, estimulando a linguagem oral através de histórias, dramatizações e brincadeiras, incentivando o uso do raciocínio, respeitando as diferenças individuais e maturidade emocional. Desenvolve os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura, estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas. Ampliando o vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias. Identificando as vogais, e as letras do nome próprio.
Turma de Jardim I e II
Na educação infantil, o Colégio Inovando visa o desenvolvimento do aluno em conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação viso-motora, além da linguagem como forma de comunicação. Busca-se também a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos intelectuais e sócio-culturais, preparando-as para a continuidade do processo educacional, em termos de ensino fundamental.